Kingdom
Hearts
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kingdom Hearts (キングダムハーツ, Kingudamu Hātsu?)
é uma série de jogos de RPG
desenvolvidos e publicados pela Square Enix
(antes Squaresoft). É resultado da colaboração entre Square e Disney Interactive Studios e está sob direção
de Tetsuya Nomura,
um antigo designer de personagens da Square. Kingdom Hearts é um crossover de várias criações da Disney dentro de um único universo criado especificamente para a série.
Em adição, a série conta com um elenco de voz all-star
que inclui vozes oficiais dos personagens da Disney. Personagens da série Final Fantasy,
da Square Enix, também aparecem e interagem com o jogador e com os personagens
da Disney. A série é centralizada no personagem principal Sora, sua procura pelos seus amigos e seus
encontros com os personagens da Disney e de Final Fantasy, em seus
respectivos mundos.
A
série de Kingdom Hearts actualmente contém oito jogos em diferentes consoles de videogames, e futuros títulos estão
para serem lançados. A maioria dos jogos da série receberam críticas aclamadas
e sucesso comercial, embora todos terem variados níveis de sucesso. Em setembro
de 2008, a
série excedeu 12,0 milhões de cópias em todo o mundo, com 2,0 milhões de cópias
na Região PAL,
3 milhões de cópias no Japão,
e 5 milhões de cópias na América do Norte.1 2 3
Também houve diferentes tipos de mercadorias vendidas com os jogos como uma
forma de publicidade.
A
história de Kingdom Hearts começou quando o produtor, Shinji Hashimoto conheceu
um executivo da Disney num elevador. Square e a filial Japonesa da Disney
tinham trabalhado no mesmo escritório em Tóquio. Então, eles decidiram
"montar" o jogo Kingdom Hearts, envolvendo personagens destas duas
empresas.
Reação
Originalmente,
notícias de um par tão estranho para um jogo teve reacções mistas. A Squaresoft
já estava bem estabelecida no mercado dos video jogos com a série Final Fantasy
(que tinha chegado ao marco de dez fascículos no tempo em que Kingdom Hearts
foi anunciado). Disney é mais conhecida à volta do mundo como uma companhia
americana de filmes famosa por fazer filmes familiares populares (principalmente
em animação). Devido à característica de vários jogos de Final Fantasy ser o
facto de serem contados como épicos, por vezes havendo uma história mais madura
e melodramática (ainda por cima com uma quantidade notável de violência), os
jogadores estavam incertos se esta mistura seria bem sucedida. Vários fãs das
séries (e mesmo o produtor executivo Hironobu Sakaguchi) ficaram imediatamente
insatisfeitos com a ideia de um jogo de Final Fantasy dirigido a crianças.
Outros jogadores, no entanto, que eram fãs da Disney, esperaram pelo jogo na
expectativa.
Depois
do lançamento do Kingdom Hearts original, apesar de os fãs de video jogos mais
velhos ainda acharem as séries infantis, o jogo foi elogiado pelos críticos
devido à sua jogabilidade simples, à nova ideia e à história única.
À
medida que a série ganhou popularidade, a noção de que era muito infantil
começou a ser menos comum entre vários jogadores e é agora uma concessão bem
reconhecida.
Jogos
A
série consiste em nove jogos desenvolvido pela Square-enix,
e um jogo desenvolvido para o telefone celular V CAST, desenvolvido pela
Superscape; ainda há os remakes destes títulos principais. Os três primeiros
jogos principais foram lançados em ordem cronológica,
com cada novo jogo continuando os eventos do jogo anterior, enquanto o jogo V
CAST foi desenvolvido independente da série principal.
Jogos
principais
Kingdom Hearts é o primeiro jogo da série, e foi lançado
em 28 de Março
de 2002 no Japão
para Playstation 2.4 5 É
a primeira vez de Nomura em uma posição diretorial. Kingdom Hearts
introduziu a maioria dos personagens principais da série e lançou a estrutura
da história envolvendo corações e Heartless. Também estabeleceu a prévia da
presença de personagens de ficção da Disney e de personagens da série Final Fantasy.
Kingdom Hearts foi lançado na América do Norte em 17 de Setembro
de 20024 5
com um conteúdo adicional não presente na versão original japonesa. Mais tarde
o jogo foi re-lançado, em uma versão exclusivamente para o Japão, com o nome de
Kingdom Hearts: Final Mix em 26 de Dezembro
de 2002.4 5
"Final Mix" inclui o conteúdo da versão norte-americana e novos
inimigos, cutscenes e armas.6
O
segundo jogo da série é Kingdom Hearts: Chain of Memories.
Foi lançado para Game Boy Advance no Japão em 11 de Novembro
de 2004 e na
América do Norte em 7 de Dezembro de 2004.7 8 A
história de Chain of Memories se passa entre a história dos dois jogos
para PlayStation 2 de Kingdom Hearts, esse jogo introduziu e mostrou
elementos que viriam a ser jogados no próximo jogo.9 Chain
of Memories recebeu um remake
para PlayStation 2 intitulado Kingdom Hearts Re: Chain of Memories
lançado no Japão junto com Kingdom Hearts II Final Mix, embalado como um
segundo disco, em Março de 2007,
que viria a ser lançado na América do Norte em 2 de Dezembro
de 2008.10 11
Kingdom Hearts II é o terceiro jogo da série, lançado no
Japão em 22 de Dezembro de 2005 para PlayStation 2.12 13
O jogo eleva o conceito de coração envolvendo Nobodies e Heartless.
Kingdom hearts II recebeu um remake intitulado Kingdom Hearts II:
Final Mix, contendo mais material do que o primeiro lançamento, e chefes e cut
scenes adicionais. Kingdom Hearts II Final Mix foi lançado junto com Kingdom Hearts Re:Chain of Memories. Essa coleção é intitulada Kingdom
Hearts II Final Mix + e foi lançada em 29 de Março
de 2007.14
Kingdom Hearts 358/2 Days é o quarto título da série, ambientado
principalmente entre Chain of Memories e Kingdom Hearts II (mas
começa perto de 3/4 do primeiro da série), girando em torno de Roxas na Organization XIII
e os seus motivos para deixá-la, procurando por respostas para as perguntas
sobre sua existência. O jogo foi anunciado em 2007 na Tokyo Game Show,
lançado no Japão em 30 de maio
de 2009 para
o Nintendo DS,
e na América do Norte em 29 de setembro
de 2009, e na Europa em
9 de outubro
de 2009.15
Kingdom Hearts Birth by Sleep é o quinto jogo da série que conta a
história dez anos antes do primeiro Kingdom Hearts. Os personagens principais
são Terra, Aqua e Ventus, três Keyblade wielders que
saíram em busca de Master Xehanorth e seu aprendiz Vanitas. A primeira aparição
destes personagens foi num video secreto do Kingdom Hearts II
nomeado de "The Gathering" e depois hove uma continuação em Kingdom Hearts II
Final Mix + com o nome do video "Birth by Sleep". A
história é a seguinte: "No momento em que Terra e Aqua estavam fazendo seu
exame para se tornarem Keyblade Masters, simplesmente Master Xehanorth
e seu aprendiz Vanitas desapareceram, e no mesmo tempo que isso aconteceu
algumas criaturas chamadas de Unversed apareceram…
Então, o mestre de Terra, Aqua e Ven(apelido de Ventus) manda eles em busca do
Mestre Xehanorth para tentar resolver essa crise". O jogo foi lançado no Japão em 9 de Janeiro de 2010 para PlayStation Portable e 7 de Setembro
na América do Norte.
Kingdom Hearts Coded é o sexto título da série Kingdom Hearts.
Feito para Celular, nesse jogo, Sora tem que desvendar a historia por tras de
um livro que o Grilo falante Achou, o livro estava em branco, com só uma frase
escrita, e o Grilo-Falante não escreveu. Rei Mickey tenta analisar a mensagem,
mas não consegue porque o livro esta corrompido, com isso, Mickey cria o
Data-Sora, para investigar o Livro do Grilo. O Jogo é a primeira encarnação no
celular. Um remake
foi lançado como oitavo título da série, para o Nintendo DS.
Kingdom Hearts Re:coded, o jogo não traz
novidades, mas foi mais vendido que o original. Coded foi lançado somente no Japão, no
dia 8 de Novembro
de 2008; e Re:coded, foi lançado no Japão em 7 de outubro
de 2010, na America do Norte
em 11 de Janeiro
de 2011 e na
Europa em
14 de Janeiro
de 2011.
Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance é o sétimo título da série Kingdom
Hearts. Anunciado na E3
2010 o jogo é desenvolvido para a nova plataforma portátil da Nintendo,
o Nintendo 3DS.
A história mostra Sora enfrentado testes para poder se tornar um legítimo
mestre da Keyblade, e suas viagens por mundos adormecidos, inspirados em filmes
com Tron: o Legado
e Os Tres Mosqueteiros. Além
de usar alguns elementos dos primeiros jogos da série que consagraram ela como
RPG de ação, Dream Drop Distance também utiliza os famosos efeitos 3D sem
óculos do portátil da Nintendo. O Jogo foi lançado exclusivamente
para Nintendo 3DS
em 29 de Março de
2012 no Japão, 20 de Julho de
2012 na Europa, e 31 de Julho de
2012 na America do Norte
Kingdom Hearts
III será
o oitavo jogo da série Kingdom Hearts. De acordo com a Square Enix,
o game finalizara a saga Xehanort, e por isso, não deve ser esperado para 2013,
pois Tetsuya Nomura ainda está trabalhando em Final Fantasy Versus XIII, alem de ainda existir
a possibilidade, do comentado Kingdom Hearts Birth by Sleep vol. 2.
V CAST
É um
jogo de Kingdom Hearts desenvolvido exclusivamente para V CAST, e
lançado em 1 de Outubro de 2004 no Japão e em 4 de Fevereiro
de 2005 nos Estados Unidos
.16
Foi um dos jogos para o lançamento dos serviços V CAST.17
O jogo, desenvolvido pela Superscape e publicado pela Disney Mobile sem
envolvimento da Square Enix, possui o gameplay semelhante ao do Kingdom
Hearts original, com, entretanto, modificações para o método de celulares.18
O jogo começa com o protagonista do primeiro Kingdom Hearts,
Sora, naufragado em uma ilha aparentemente
desabitada, seus amigos Donald e Goofy ausentes. Sora tem
que descobrir uma maneira de escapar da ilha, bem como se reunir com Donald e
Goofy. O jogo foi criticado pelos seus desastrados controles e limitadas
avaliações. O apelo visual foi elogiado, todavia.15
Keyblade
A arma
principal em Kingdom Hearts, a Keyblade, é a única coisa que pode fechar os
mundos, prevenindo os Heartless de consumirem o coração do mundo. Passada de
mestre para aluno pela cerimônia de herança
da keyblade, é uma das poucas armas que podem destruir os Heartless
e os Nobodies por completo, mas por causa dela, o seu possuidor (Sora) é
constantemente perseguido por eles. Eles são basicamente atraídos pelo coração
de Sora, não pela Keyblade, como no caso de Roxas. Roxas, como um Nobody de
Sora, foi capaz de usar a Keyblade também. É uma espada com formato de chave e
possui o poder de abrir qualquer porta ou fechadura.
A
origem da Keyblade é um mistério. A lenda da Keyblade se divide em duas
vertentes: Uma afirma que a Keyblade criou caos e destruição, enquanto outra
diz que ela trouxe a paz e harmonia para o universo. No entanto, essa lenda é
envolta em mistérios e pouco se sabe sobre qual parte da lenda é verdadeira.
A
Keyblade é uma arma especial, pois ela escolhe seu mestre. Uma vez escolhido, o
mestre é a única pessoa capaz de manejá-la. Caso outra pessoa tente fazer o mesmo,
a Keyblade irá se teleportar imediatamente para a mão de seu mestre.
Mais
tarde, é descoberto que a Keyblade de Sora não é a única existente. O Rei
Mickey possui sua própria Keyblade, e Riku e Roxas também são mestres da
Keyblade. A Kingdom Key (Chave do Reino) é a forma principal da Keyblade do
Sora. Pode ser melhorada através de chaveiros, cada qual com a sua aparência e
poderes. Durante sua aventura, Sora pode coletar algumas keychains, que alteram
o formato da Keyblade e adicionam novos poderes a ela.
Apesar
da Keyblade do domínio da luz ter sido transferida de Riku para Sora, Riku
continua com uma Keyblade, a Way to the Dawn. Enquanto estava possuído por
Ansem, Riku usava uma Keyblade artificial, que em vez de trancar as portas dos
mundos, permitia destrancar a escuridão no coração das pessoas. Isso as deixava
bem mais poderosas, porém corriam risco quase certo de ser consumido pelas
trevas. O Rei Mickey usa a Keyblade que tem as cores inversas da Kingdom Key. A
Keyblade do rei Mickey é a keyblade "do outro lado" da porta, ou
seja, é a keyblade do "lado negro", de dentro do coração dos reinos,
lugar onde ele se tranca com Riku no Fim do primeiro jogo da série. Diferente
do que parece, essa keyblade não é uma keyblade maligna, ela representa a luz
que existe na escuridão que existe no coração dos mundos.
Já
Roxas, é o único a usar duas keyblades ao mesmo tempo (Sora ganha essa
habilidade com uma roupa especial, depois de se unir com Roxas). Estas são a
Oathkeeper (uma Keyblade branca) e a outra é a Oblivion (uma Keyblade negra,
ambas podem ser conseguidas nos dois primeiros jogos). Estes são os nomes de
algumas Keyblades (de toda a série):
- Kingdom Key (original)
- Ultima Weapon
- Star Seeker
- Three Wishes
- Jungle Key
- Oblivion
- Bond of Flame
- Oathkeeper
- Gull Wing
- Hidden Dragon
- One Winged
Angel
- Diamont Dust
- Follow the Wind
- Hero's Crest
- Olympia
- Monochrome
- Photon Debugger
- Circle of Life
- Rambling Rose
- Guardian Soul
- Holy
Pumpkin (ou
Decisive Pumpkim)
- Sweet Memories
- Wonder of
Abssys (ou
Mysterious Abyss)
- Slepping Lion
- Lionheart
- Soul Eater
- Fenrir
- Fatal Crest
- Sweet Memory
- Speelbinder
- Wishing Star
- Metal Chocobo
Jogabilidade e design
Muitos
aspectos dos RPGs são muito familiares aos fãs da série Final Fantasy. Vários
itens, feitiços e personagens, assim como uma história esplêndida e dramática,
são muito bem reconhecidos pelos fãs. Uma grande influência da Disney também
está presente, tal como os personagens detalhados e animações. A grande
atracção das séries de Kingdom Hearts é também as numerosas presenças de
personagens e mundos Disney.
Apesar
da série conter locais originais do jogo, os mundos dos filmes da Disney são
fortemente explorados. Sora precisa de visitar estes mundos e interagir com
personagens populares da Disney para protegê-los dos inimigos. Várias vezes, as
acções de Sora nesses mundos seguem de perto a história dos filmes Disney.
Basicamente,
as personagens Disney (sem contar com Mickey, Donald, Goofy, os
vilões e as summons) de um filme nunca interagem com personagens Disney de
outro (com a excepção de Fera, que ajuda Sora a lutar contra Malévola). Por
exemplo, Tarzan
pode interagir com Jane (porque ambos habitam o mundo do filme Tarzan), mas ele
não pode interagir com Aladdin, que é de um mundo diferente. Esta foi
uma das limitações que a Disney fez à Square. No entanto, mais frequentemente
em Kingdom Hearts II, certas personagens Disney sabem que outras existem
(Merlin sabe que o Ursinho Pooh existe). Personagens de diferentes jogos de
Final Fantasy interagem entre eles e com personagens Disney. De facto,
comparando com as personagens Disney incluídas no jogo Kingdom Hearts, as
personagens de Final Fantasy são menos parecidas com a sua versão original.
Muitos deles mudaram de aparência e de história, alguns são até mais novos do
que a sua versão original (como por exemplo Tidus, Wakka e Selphie).
E também nenhum dos mundos de Final Fantasy está presente na série (e nunca
irá, segundo o próprio Nomura). A história de outros títulos de Final Fantasy
quase nunca é mencionada, apesar de darem pequenas pistas, mas muito levemente.
Tirando isso, as personalidades das personagens de Final Fantasy continuam iguais,
isto é, excluindo Squall Leonhart (chamado de Leon no jogo), que está menos
comunicativo e mais sombrio que em seu jogo de origem.
Música
Os
altos padrões da Square continuam nesta série. A música de fundo foi composta
por Yoko Shimomura.
Enquanto alguns dos mundos Disney têm as suas músicas originais, muitos são
presenteados com pautas musicais novas. Além de cada mundo ter o seu tema, cada
um tem também o seu próprio tema de batalha, em vez de ser apenas uma música
para todas as batalhas, estando esse tema envolvido com o ambiente de cada mundo.
Os temas de bosses, no entanto, são limitados, e são usados várias vezes,
independentemente do mundo. O tema do boss normalmente reflecte a sua
dificuldade.
Os
temas principais (Hikari/Simple and Clean
para KH e CoM e Passion/Sanctuary para KH2 e KH 358/2 Days) são
compostos e cantados pela cantora e compositora Hikaru Utada.
Devido à alta popularidade de Hikaru no Japão e dos jogos, ambas as músicas
tiveram ótima recepção pelo público japonês (Hikari chegou a #1 em 2002 e
Passion a #4 em 2005 no ranking de vendas semanal da Oricon).
Nenhum comentário:
Postar um comentário