Shadow Hearts
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Shadow Hearts (シャドウハーツ, Shadōhātsu?) é um jogo de RPG desenvolvido
pela Sacnoth e publicado pela Aruze Corp no Japão e nos
Estados Unidos e Europa pela Midway em 2001. É o primeiro jogo oficial da série Shadow Hearts e continuação espiritual do RPG Koudelka. Shadow Hearts segue as aventuras
de Yuri Hyuga, um Harmonixer guiado por uma
misteriosa voz em sua cabeça. Ele encontra-se atirado em um conflito antes da Primeira Guerra Mundial, onde ele deve
salvar a mulher que ama e o mundo da destruição.
Jogabilidade
Com uma história linear, encontros aleatórios, batalhas
baseadas em turnos, e elementos tradicionais, como pontos de vidas (HP) e
pontos de magia (MP), Shadow Hearts se asemelha muito a outros RPGs
tradicionais. O Judgment Ring, destinado a incorporar um elemento de azar em
vários resultados baseado na habilidade do jogador, é exclusivo para o gênero.
Ambiente/World Map/Submap
O jogador faz manobras com o personagem 3D no submap, um fundo de
cenário pré-renderizado que representa o meio ambiente. Muitos itens são
encontrados no submap, geralmente sob a forma de corações, enquanto outros
estão marcados com um ponto brilhante. Há também itens visíveis apenas quando o
jogador está diretamente na frente deles. Para alterar as localizações em
Shadow Hearts, o jogador pode escolher a partir de um mapa do mundo. O mapa do
mundo é um mapa estilizado da Europa e China, com pontos indicados.
Batalha
Shadow Hearts utiliza o sistema de batalha baseado em
turnos tradicionais, onde o jogador escolhe as ações dos personagens pelo menu
de comando. A lista das ações incluem muitos comandos básicos tais como Ataque,
itens, e Escape (Fugir). Os inimigos são encontrados de forma aleatória e não
são visíveis no submap. A batalha começa em um ambiente 3D, mudando para uma
dimensão semelhante ao o local atual que o personagem do jogo se encontra. Os
personagens e inimigos permanecem nas suas respectivas posições e só se
deslocam de suas posições quando executam algum ataque. Os personagens são
controlados pelo jogador e os inimigos são controlados pela IA da CPU.
A batalha é composta de três personagens que podem ser
trocados, com a exceção de Yuri. Os personagens podem ser posicionados tanto na
parte de trás da linha ou na primeira fila da batalha. A parte de trás da linha
é adequado para os personagens com menor defesa e ataque físicos, enquanto a
primeira fila é adequado para personagens com maior defesa e ataque físicos. Um
outro aspecto da batalha é a base de estatística do personagem. Há as
tradicionais Hit Points (HP) e Magic Points (MP) e o novo sanity Points (SP).
Tal como muitos outros RPGs, o HP do personagem irá diminuir cada vez que
receber algum dano dos inimigos e seu MP diminuirá quando uma habilidade ou
magia for utilizada. O SP diminui cada vez que ditar quanto tempo pode durar um
personagem em uma batalha antes de se tornarem "mentalmente instável".
Quando o SP reduzir a zero, o personagem vai entrar automaticamente em um
estado frenético e o jogador irá perder o controle desse personagem. Ao final
de cada batalha todos os personagens tem seus SP reabastecido. Cada personagem
aumenta seu HP, MP e SP cada vez que evolui um nível e há muitos itens que
ajudam a restaurar a perda de HP, MP e SP. Há também itens que alivia as dores,
como itens que podem reviver.
Judgment
Ring
O Judgment Ring é um elemento único em Shadow Hearts
e é usado em muitos aspectos do jogo, incluindo batalhas, Minigames, e até
mesmo nas compras de acessórios. O sucesso dos personagens depende do resultado
das ações do Judgment Ring. Essencialmente, o Judgment Ring é um círculo com
diferentes segmentos coloridos e uma agulha rotativa que é interrompida pela
entrada do jogador. Quando uma ação é escolhida, o Judgment Ring é apresentado
no ecrã. Os
jogadores terão de assistir a agulha rodando cuidadosamente como uma roleta russa
até marcar em dos segmentos coloridos.
Sinopse
Definição
Shadow Hearts tem lugar em uma realidade
alternativa do mundo real, no ano de 1913.
As principais áreas que são visitadas incluem muitos locais reais da China e da Europa. Aqui está uma
lista das diferentes localizações encontradas em Shadow Hearts:
- China: Trans-Siberian Railroad, Fengtian, Dalian, Xangai, e Kowloon
- Europa: Praga,
Bistritz, Rouen,
e Londres.
História
Shadow Hearts se passa 15 anos depois de Koudelka e começa no final do ano de 1913, relativo a um ramo
do Trans-Siberian Railroad
na Manchuria.
O jogo começa com Yuri a ouvir uma voz em sua cabeça dizendo-lhe para salvar
uma garota chamada Alice Elliot, um padre cujo pai foi assassinado recentemente
de uma maneira brutal em Rouen
na França.
Depois de um tempo o cavalheiro Inglês com o nome de Roger Bacon tenta raptar
Alice a partir do próprio exército japonês, Yuri a salva, e começa uma busca
através da China, Europa e, eventualmente,
para descobrir a verdadeira importância de Alice, qual a intenção de Bacon, a
identidade da voz misteriosa e seu próprio caminho.
Ao longo da sua viagem na China eles conhecem o Mestre
Liu Zhuzhen. Eles também se reúnem a Margarete Gertude Zelle, uma espiã Inglêsa
que está a tentar impedir a invasão japonesa de Xangai. Ao longo da viagem eles
descobrem que Dehuai, um bruxo, está por trás de todos os acontecimentos
demoníacos encontrados até agora. Dehuai revela seus planos, onde seu principal
objetivo é realizar a Invocação do "Demon Gate" para convocação da
Seraphic Radiance, uma poderosa entidade para destruir Xangai. Ele seqüestra
Alice e a leva para Kuihai Tower, onde Yuri e os seus companheiros estão indo
ao seu resgate decididos a enfrentar Dehuai. O grupo consegue derrotar Dehuai,
mas é incapaz de parar a convocação do Seraphic Radiance. No final, Yuri e os seus
companheiros se separam.
A segunda parte da viagem toma parte na Europa. Alice e seus novos
companheiros continuam em busca a fim de encontar Yuri. Depois de tanto tempo
separados, todos finalmente se reencontram reunidos, incluindo novos amigos ao
longo do caminho, que inclui, Halley, o filho de Koudelka e Keith Valentine, um
vampiro. A chocante verdade é revelada, uma vez que continuam a viagem o homem
que eles próprio chamam de Roger Bacon é realmente Albert Simon, o verdadeiro
discípulo de Roger Bacon. O grupo decide acabar com os seus planos de destruir
o mundo, onde se deparam com ele em uma terrível batalha final.
Desenvolvimento
A ideia de Matsuzo Itakura (diretor de arte de Koudelka), que sucedeu Hiroki Kikuta como
presidente da Sacnoth, é que este jogo tenha semelhanças com
o rpg Koudelka obtendo algumas inovações
características. Ele marca a introdução do sistema "Judgment Ring",
bem como o "sanity Points".
Audio
Shadow Hearts tem características vocais durante certas
cenas de vídeos. A maior parte do jogo consiste em diálogo escrito acompanhado
de emotions
para mostrar emoções ou reações. Na América do Norte e nas versões PAL , alguns
dos gritos de guerra e utilização dos itens de feitiços permanecerá em sua
versão original o japonês.
Trilha Sonora
A trilha sonora de Shadow Hearts foi lançada com
dois discos compactos, com o nome de "Shadow Hearts Original Soundtracks
Plus1" pela Scitron no Japão em
18 de julho de 2001. Foi
composta e organizada por Yoshitaka Hirota e Yasunori Mitsuda
e registrados pelo TwinTail Studios. Esse foi o primeiro e grande
trabalho de composição de Hirota para jogos, em parceria de Mitsuda um
compositor veterano em músicas de videogame, tendo trabalhado anteriormente em
grandes franquias de sucesso como Chrono Trigger,
Chrono Cross
e Xenogears.
A embalagem do CD foi única na medida em que foi lançada
com um pequeno livro em capa dura os CDs continha no cartão, Mangá nas
primeiras e últimas páginas. A trilha sonora foi re-lançada mais tarde em 19 de
janeiro de 2005, em
um processo regular de plástico e com um CD tendo a capa alterada.
O tema final, intitulado "Shadow Hearts~Ending
Theme" , foi composta por Hirota e as letras foram escritas por James H.
Woan. Cantadas por Hiroko Kasahara e Kyoko Kishikawa.
Recepção
Shadow Hearts é considerado único por seus fãs pelo seu
estilo peculiar. Como o ambiente alternativo da Terra onde monstros e
forças místicas parecem comuns. Durante todo o jogo, a gravidade de alguns
assuntos e do elementos de horror embate com o seu senso de humor.
As Críticas foram um pouco misturadas, alguns deram ao
jogo uma baixa pontuação alegando que faltava originalidade, enquanto outros
elogiaram por ser um título original e inovador.
Apesar dos gráficos não serem grande coisa a jogabilidade
e o enredo são muito bons!!!
Neste
link abaixo você pode ver um video de Shadow Hearts:
https://www.youtube.com/watch?v=9puxO6tgerE&oref=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D9puxO6tgerE
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